terça-feira, 22 de janeiro de 2013

É imperativo repensar o atual sistema financeiro.


Por João Neves
Começámos o ano com a notícia de que boa parte dos cortes e impostos da sobre-austeridade de 2013 – 1.100 milhões de Euros –  vai ser canalizada para salvar mais um banco. 
Desta vez o BANIF, um banco pequeno pelos habituais critérios de medição, pouco maior que o BPN no ano em que foi nacionalizado. 
Este montante, que representa mais um aumento na dívida pública portuguesa, destina-se a reforçar o capital do BANIF para que este cumpra o rácio entre capital e activos de 10%, um rácio que mede a proporção de capital investido pelos accionistas do banco para financiar a sua actividade, nomeadamente a de conceder crédito.
Este rácio de 10% resulta dos compromissos assumidos pelo governo português no memorando com a troika e tinha de ser atingido em 2012, o que poderá explicar a razão para o anúncio desta medida mesmo no final do ano. Em traços gerais, o plano de capitalização anunciado prevê a compra de acções pelo estado de 700 milhões de Euros, um empréstimo sob a forma de obrigações (convertíveis em acções) de 400 milhões de Euros (perfazendo os 1.100 milhões de Euros de fundos públicos) aos quais se juntarão, em Junho deste ano,  450 milhões de Euros de accionistas privados. 
Estas medidas não são novas. Outros bancos privados – o BPI e o BCP – já beneficiaram destas injecções de capital público. A grande diferença – e trágica semelhança com o caso do BPN – é que estes dois bancos têm mesmo uma importância relevante no sistema bancário português, ao passo que o BANIF é um banco de pequena dimensão. O próximo gráfico compara o montante da ajuda concedida com a dimensão (medida pelo activo):
      A partir dos balanços consolidados dos bancos em Junho 2012. Fonte APB.
O montante do socorro ao BANIF é ainda mais questionável se verificarmos que, em Junho de 2012, o banco anunciava que o rácio de capital prudencial era de 8.4% e que o seu capital total seria de 822 milhões de Euros. Ou seja, um banco que não andaria muito longe de alcançar o objectivo fixado pela troika precisa de duplicar o seu capital para fechar o pequeno intervalo que vai de 8.4% para 10%.  O que é que se passou nos últimos seis meses? Ou pior, o que é que já se tinha passado mas não estava reflectido nas contas publicadas?
Para além disto, o Estado já apoiou o BANIF garantindo empréstimos actualmente no montante de 1.150 milhões de Euros. Ou seja, se o banco falir o Estado arriscou por nós 2.250 milhões de euros repartidos entre capital investido (os 1.100 milhões agora anunciados) e empréstimos garantidos (1.150 milhões).
As comparações são recorrentes mas necessárias. O dinheiro que está em jogo nesta aposta – é disso que se trata – cobriria mais de metade dos cortes com o estado social que nos vão anunciar em breve; chegaria, por exemplo, para pagar o salário anual médio em Portugal a 185.000 pessoas.
Em troca dos cortes continuamos a ter o mesmo: perguntas sem resposta. Que operações fez o banco para destruir quase por completo a sua base de capital? Quem contraiu empréstimos e não os vai pagar? Quantos bancos mais estão nestas circunstâncias? Até quando vão dinheiros públicos sanar dívidas privadas?
A troika reservou 12.000 milhões de Euros para operações como esta. Hoje estão gastos 5.600 milhões (com o BPI, o BCP e agora o BANIF). O direito de conhecer a verdadeira dimensão dos problemas bancários é flagrante. O dever de a desvendar é inevitável.

2 comentários:

  1. Ou seja,
    1) sem imposições reguladoras europeias o Banco nunca teria de precisado de mais dinheiro;
    2) sem imposições reguladoras europeias o montantes do resgate nunca teria sido de 78MM mas sim de 66MM.
    3) O estado recebe esses 12MM a mais e paga uma taxa de juro média de 3,4 e o banco paga ao estado uma taxa de 9,5.
    4) com dinheiro do resgate, o estado garante mais um financiador pois todo o dinheiro metido no banif servirá para comprar dívida.

    "O dinheiro que está em jogo nesta aposta – é disso que se trata – cobriria mais de metade dos cortes com o estado social que nos vão anunciar em breve".

    Isto não é verdade. Este dinheiro não pode entrar na economia por via directa do BCE. Peço desculpa mas não é honesto fazer este tipo de afirmações. Se o país quer crescer, tem de criar riqueza. Não pode estar à espera de papel impresso pelo Banco Central Europeu. Quando a impressão de papel não corresponde a um aumento da criação de riqueza, o dinheiro não passa de papel.

    Já lhe disse que a política de salvar bancos a qualquer custo é errada, da mesma forma que salvar empresas que não têm lucros também é errado. Mas esta operação é de uma extrema complexidadade e a forma como aqui é descrita levanta dúvidas e faz afirmações que são tecnicamente imprecisas. Se o estado podia não injectar dinheiro em bancos? Podia. Mas se o faz que o faça com o menor risco possível como aconteceu aqui e como não aconteceu com a nacionalização do BPN, essa sim, a pior decisão política dos últimos 20 anos e maior asneira de José Sócrates.

    Um abraço

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  2. Isto também
    http://www.publico.pt/economia/noticia/dinheiro-da-troika-para-a-banca-nao-deve-ser-usado-para-outros-fins-diz-bruxelas-1581525

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como disse ?