terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Análise demográfica SMF

Texto retirado do site oficial da Câmara:

Com uma população que atinge 135 964 indivíduos, Santa Maria da Feira é, no contexto da Área Metropolitana do Porto (AMP), um dos mais dinâmicos municípios em termos demográficos. 
Dos 1570817 (2004) habitantes da AMP, 9% são Feirenses e este dado é tão ou mais importante se se sublinhar que, se 1991 para 2001, a população do concelho registou um crescimento na ordem dos 15% - uma das mais fortes dinâmicas de crescimento em toda a AMP.
Com uma densidade populacional na ordem dos 660 hab/km2, Santa Maria da Feira está longe da média da AMP, não havendo ainda no concelho o nível de saturação habitacional registado em outros municípios da AMP. 
Com a modernização do país e a consequente alteração dos hábitos de vida dos portugueses, a natalidade em Portugal tem vindo a decrescer bastante nas últimas décadas. Embora não fuja a essa regra, Santa Maria da Feira apresenta, contudo, valores de natalidade superiores à taxa nacional e à maioria dos municípios da AMP. 
No que concerne à taxa de mortalidade, os dados comprovam que Santa Maria da Feira é um concelho de dianteira deste indicador. Um número bem inferior aos valores nacionais, e que permite afirmar que os investimentos efectuados na área da Saúde têm tido resultados bem positivos.
Sabendo-se que a população portuguesa tem envelhecido ao longo das últimas décadas, Santa Maria da Feira parece querer inverter essa tendência. De facto, este é um dos municípios que, em toda a AMP, apresenta maiores percentagens de população jovem (0 aos 24 anos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

como disse ?