quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

o saque consentido.


O UBS foi multado em 1,5 mil milhões de dólares devido à manipulação da taxa Libor.
"O banco suíço UBS foi condenado a uma multa de 1,5 mil milhões de dólares, devido a práticas de manipulação das taxas Libor para beneficiar as suas próprias operações.
As autoridades britânicas e norte-americanas encontraram mais de 2.000 pedidos de corretores do banco suíço para manipular as taxas interbancárias e pelo menos 45 pessoas tinham conhecimento da situação, revelou hoje a Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido.
O montante da coima representa o triplo da multa aplicada ao Barclays em Junho, de cerca de 440 milhões de euros, num caso em que está a ser investigada uma dúzia de instituições financeiras.
A multa aplicada pela Comissão de Negociação de Futuros de Matérias-primas dos EUA e do Departamento de Justiça americano totaliza os 1,2 mil milhões de dólares. Já o regulador britânico e suíço multaram o UBS em 160 milhões de libras e 59 milhões de francos, respectivamente."
COMENTÁRIO . Estas notícias já não surpreendem muito. A credibilidade destas instituições anda pelas ruas da amargura e apesar da elevada coima, não há nada que se possa fazer (ou que esteja previsto fazer-se) para ressarcir os pequenos depositantes dos prejuízos que lhes foram causados. Na prática o banco enriquece fraudulentamente com a manipulação das taxas e ao mesmo tempo a coima que lhe é aplicada também vai enriquecer os cofres de uma qualquer entidade reguladora. E tudo isto à custa do "Zé Pagode".
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

como disse ?