quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

...Demagogia útil

4 comentários:

  1. 50 segundos bastaram para ver que é demagogia só. Mais nada. Abraço

    ResponderEliminar
  2. A utilidade está naquilo que é menos óbvio, Paulo Pinto. Na verdade a constatação implícita de que o sistema tem problemas graves. Repara que eu próprio salientei a natureza demagógica do conteúdo do vídeo. Por isso bem mais importante do que explorarmos as dicotomias entre ricos e pobres, tão do agrado das ideologias marxistas, é tentarmos perceber de que forma poderemos (re)criar um modelo de sociedade que seja mais equitativo e mais justo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Se calhar, a melhor forma de desenhar um modelo justo é intervir o menos possível no desenho desse modelo. Deixar que a sociedade se forme e complete com vontades mútuas e deixar de estar à espera que haja um "estado" a tentar modelar o conceito de justiça e equidade.

    ResponderEliminar
  4. A menos que tenhamos uma visão anárquica do problema, não podemos dissociar conceitos que estão intrinsecamente ligados entre si. Estado e Sociedade. Não defendo os Estados paternalistas e providentes, e por isso aceito que as sociedades se formem e completem com vontades mútuas.
    Não podemos é permitir que as regras nessa formação de vontade sejam viciadas modo geral por via de iniciativas legislativas inadequadas (entre outros fatores)que fomentam as disparidades sociais que o vídeo pretende representar.
    Em abstrato, o modelo de sociedade mais justo é aquele que impede o estado de miséria das pessoas. A urgência na resposta a este tipo de problemas não é condescendente com a formação de vontades mútuas.

    ResponderEliminar

como disse ?