terça-feira, 3 de abril de 2012

Te prometo una vida apasionante

A Conferência Episcopal Espanhola tem uma nova campanha para captar seminaristas, promovendo o sacerdócio como um "trabalho fixo" que não promete "um bom ordenado" mas garante "riqueza eterna". O vídeo já foi visto por mais de 160 mil pessoas.

"Somos a única classe social que não tem desemprego. No ministério sacerdotal não há desemprego, temos muito trabalho e a paga está no Evangelho e depois na vida eterna", disse o bispo Juan José Asenjo ao jornal espanhol ABC.
No vídeo intitulado "Prometo-te uma vida apaixonante", o narrador começa por perguntar: "Quantas promessas te fizeram que nunca se cumpriram?". Depois surgem vários padres (apesar de tal só ser visível na parte final) com as suas próprias promessas. "Não te prometo um bom salário, prometo um trabalho fixo", diz um deles. "Não te prometo uma decisão fácil, prometo que nunca te arrependerás", diz outro.
A verdade é que, após nove anos em queda, o número de seminaristas aumentou em Espanha, chegando aos 1278. Aqueles que escolhem estudar num seminário têm direito a alojamento, comida, formação e estabilidade durante os seis anos do curso e depois um salário seguro. Em Espanha, o desemprego atinge mais de cinco milhões de pessoas.

Deseja-se que os novos seminaristas que responderem a este apelo não abandalhem o essencial do comportamento cristão de excelência que o sacerdócio implica. 
Recordo que na Idade Média os clérigos (alguns) montados nas suas burras visitavam pela calada da noite casas de prostituição e se por acaso as casas se encontrassem fechadas dizem as más línguas que até as burras marchavam.

"A vocação é uma coisa muito séria"  como disse certa vez o padre...
...Guilhermino 
Até Já

Sem comentários:

Enviar um comentário

como disse ?